Notícia

A cidade é móvel

rodovia_crato_juazeiro

A SEST SENAT do Crato foi reconhecia entre as 14 das 143 unidades ativas que mais se destacaram em produtividade, na transparência e no cumprimento de regras estabelecidas. Kalaman respalda o compromisso da conquista pela riqueza e mobilidade da região do Cariri

DSC_0961

            O SEST SENAT foi inaugurado em junho de 2012, só que Kalaman Liberal entrou seis meses antes para estruturar a unidade. A obra havia sido concluída e ele começou a operação de delimitar a equipe. A tarefa era em dobro. Estruturar duas instituições, de um lado Serviço Nacional de Transporte e do outro o Serviço Nacional de Aprendizagem de Transporte. Ambas existem em todo território nacional e foram criadas para darem suporte as empresas do setor de transporte na perspectiva regional.

“Como o cariri é uma região pujante, com movimentação forte, é natural que setor de transporte venha com as demais áreas. O setor é responsável por toda ligação com os outros espaços da economia, é através de transporte que fazemos com que as pessoas saiam de casa, ou uma mercadoria saia da indústria e vá para comércio”, explica ele. No CRAJUBAR, o diretor percebe que além do transporte de ônibus e caminhões, se tem o aeroporto e o VLT (veículo leve sobre trilhos), que faz ligação entre Crato e Juazeiro. “Isso tudo fez com que os dirigentes vissem um grande potencial para instalação da unidade no Cariri para dar suporte técnico na mão de obra, mas também no papel social para melhorar atuação na empresa”, destaca Liberal.

Com foco na aprendizagem, o SENAT, possui desde cursos regulamentados por lei para condutores de transporte de passageiros até palestras que incentivam a entender melhores os temas do trânsito. A unidade oferece cursos taxistas, moto-taxistas, condutores de ambulâncias e de cargas perigosas, além de cursos genéricos aplicados a qualquer área econômica, como atendimento, recepção, frentista de posto, operadores de máquinas e mecânica de veículos.

Na outra linha de atuação, movimentada pelo social, a frente do SEST, ocupa setores de odontologia, psicologia, nutrição, fisioterapia para cobrir a demanda do profissional de transporte. Na área de esporte, o SEST possui 700 alunos nas diversas modalidades esportivas, com hidroginástica, pilates e entre outras. Quando a assunto é cultura, a unidade está sempre promovendo exposições com o tema de Cariri, transporte e cultura, como também tem incentivado o artesanato doméstico através de oficinas para que as pessoas podem incrementar a sua renda.

            “É inegável que houve avanço na mobilidade do Cariri se pegarmos hoje a principal empresa de transporte urbano, ela tem frota renovada. E há cinco anos não tínhamos tanto serviço de qualidade. Os cobradores, motoristas não estavam preparados ou qualificados e é indiscutível que ao longo dos anos foi melhorado. Muito ainda a de se melhorar, a mobilidade prevê uma integração os diversos modais atuando de forma harmônica”, pontua Kalaman. No mês de outubro, a unidade do Crato foi reconhecia nas 143 unidades ativas entre as catorze que mais se destacaram em produtividade, na transparência e no cumprimento de regras estabelecidas. Liberal ainda destaca que a unidade é relativamente nova, possui apenas cinco anos e já tem respaldo nacional.

            Ao longo desse período, se teve o aumento no número de atendimentos, e de acordo com o diretor a meta é se no mesmo patamar de 2016 de crescimento, conseguindo ampliar o atendimento conseguindo entrar em novos municípios, “queremos aumentar 10% em 2018”, termina Liberal.

Deixe um comentário

Powered by keepvid themefull earn money