Cariri Negócios

Antônio Barbosa Mendonça

Antônio Barbosa Mendonça

Podemos dizer que o Juazeiro é reconhecido nacional e internacionalmente como uma referência na indústria de calçados no Brasil.

Antônio Barbosa Mendonça Diretor Presidente da Sagian Presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Juazeiro do Norte e Região Com a fundação do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Juazeiro do Norte e Região, e com a realização da I Feira de Calçados e Negócios do Ceará (FETEC) trouxeram uma nova perspectiva ao empresariado do Cariri, uma visão mais ampla de mercado e deixou-se de produzir somente para o mercado interno, com isso veio a expansão da indústria caririense passando a ser conhecida nacional e internacionalmente criando relacionamentos mais fortes entre os produtores e seus fornecedores e trazendo uma oferta maior de produtos, consequentemente gerando uma grande melhoria dos produtos produzidos na região. Presidente do sindicato desde 2002, Mendonça vem trabalhando muito forte na melhoria dos produtos produzidos com a agregação de valores orientando as indústrias a buscar matéria-prima de qualidade, mais investimentos em tecnologia com novos equipamentos, melhorando assim a competitividade dentro do mercado em âmbito nacional e internacional. O sapato do Cariri hoje detém uma fatia no mercado nacional e alguns de nossos associados já exportam para outros mercados, isso faz com que haja um crescimento da atividade no setor nos últimos 10 anos em torno de 15 a 20% a cada ano ficando bem acima média nacional.

Devido a esse crescimento houve também mudanças nas indústrias, algumas deixaram de funcionar informalmente e se transformaram em grandes indústrias com plantas mais modernas, ampliando seu quadro de funcionários e se lançando no mercado a nível nacional. Juazeiro hoje é o terceiro maior polo calçadista do Brasil produzindo 96 milhões de pares por ano, empregando cerca de 16 mil pessoas diretamente, ficando atrás somente do Rio Grande do Sul e Franca em São Paulo. O polo industrial de calçados de Juazeiro é composto por mais de 235 indústrias produtoras de calçados e 15 indústrias de componentes de metais, granulados de PVC, ou seja, produtos que compõem os calçados. Temos também na região as indústrias de matérias-primas, como: curtumes, borrachas e solados. Tudo isso faz com que o setor calçadista seja bastante

respeitado, tanto na economia local por ser um setor de maior transformação e de geração de empregos, quanto a nível estadual como um grande contribuinte com uma importante participação na geração de impostos. Podemos afirmar que Juazeiro de fato é reconhecido a nível nacional, uma verdadeira referência na indústria calçadista, e tende a crescer ainda mais.

Devido a essa importância dentro do mercado nacional, já existem em Juazeiro cursos voltados para indústria de calçados, como o curso de nível superior de design para calçados.

Antonio Barbosa Mendonça

Deixe um comentário

Powered by keepvid themefull earn money