Cariri Saúde

Boa postura, tudo em ordem

_LEN5270

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos casos de
afastamento do trabalho são por conta de problemas na coluna. Conversamos com o fisioterapeuta Victor Rosas para falar um pouco sobre a terapia manual

            Victor Rosas é fisioterapeuta e professor universitário. Na clínica Posturalle, localizada no bairro Lagoa Seca em Juazeiro do Norte, ele recebe os pacientes com sorriso no rosto e mão no ombro. “O fisioterapeuta se torna amigos dos pacientes, dentre 100 casos que eu atenda 95 saem meus amigos, quase nunca perdemos contato”, diz.

Trabalhar com o corpo sempre foi a meta de Victor, e ao ficar em dúvida em alguns cursos de graduação, escolheu a Fisioterapia, que segundo ele,
“naquela época corria à galopes” estando em uma crescente exponencial. Hoje, o fisioterapeuta é especialista em Terapia Manual e Postural com o foco em trabalho na coluna. “Toda movimentação anormal que o corpo tenha, eu consigo normalizar através das minhas mãos, trazendo benefícios e melhorando a postura”, conta um pouco sobre o conjunto de trabalhos específico que faz com a mão na prática de terapia manual.

A técnica usa pouca aparelhagem. Já quando o problema é relacionado a postura, Victor cita técnicas como RPG, Pilates e Baropodometria “Eu recebo um paciente com algum tipo de patologia, eu trato a devolução da função e o final do trabalho é a conscientização corporal junto ao trabalho de grupos musculares chaves que vão devolver a mobilidade funcional”, conta.

_LEN5281

Professor do Centro Universitário Leão Sampaio (UNILEÃO) nas disciplinas de Trautamotologia Clínica e Fisioterapia Desportiva, Victor considera a sala de aula um desafio diário de renovação. “Você nunca sabe o que vem de lá para cá”, diz sobre a troca de experiências e conhecimento na dinâmica entre o aluno e o professor. Após a chegada das Universidades, ele destaca o crescimento da profissão na região e o papel do professor de direcionar os alunos para atuarem em ramos diferentes na profissão.

A clínica Posturalle é especializada em tratamentos nas disfunções do corpo humano. Possui um corpo clínico especializado e amplas instalações. De acordo com Victor é a primeira clínica da região do Cariri a firmar parceria com a ITC VERTEBRAL, a maior rede de franquias em tratamento de coluna vertebral, com 84 unidades espalhadas no mundo, entre Austrália e Portugal. A parceria surgiu em sociedade com a fisioterapeuta Rebeka Guimarães. Dentre os serviços, estão o tratamento para hérnias de disco, artrose da coluna, escoliose, dores lombares e cervicais, além de confecção de palmilhas. “Quer queira quer não, o Brasil é destaque no cenário mundial da Fisioterapia, temos profissionais brilhando pelo mundo, que começaram como alunos e hoje são credenciados internacionalmente”, pontua Victor.

Para o fisioterapeuta, trabalhar é uma diversão. “Eu penso que vou me encontrar com meus pacientes e me divertir, eu me sinto bem fazendo isso”, diz cruzando os dedos das mãos após voltar para sala e atender alguém.

Deixe um comentário

Powered by keepvid themefull earn money