Cariri Cultura Eventos Negócios

“Comprar de um artesão é visibilizar o que produzimos”

18672949_1920296738247222_6833233598846578330_o

Criado e feito no Cariri. Com esse lema, a Feira Cariri Criativo reúne produtores criativos locais para através da economia solidária, divulgarem seus trabalhos e movimentarem a cena cultural da região. Oficinas, exibição de produções audiovisuais, apresentação de coletivos e exposições de arte, são os atrativos da feira que acontece mensalmente no segundo final de semana do mês.

Originalmente no largo da RFFSA, o evento, promovido pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), pelo Programa de Extensão de Fomento à Economia Criativa do Cariri, tem caráter itinerante. Em parceria com o II Seminário de Pesquisa APA Araripe, que está sendo realizado entre os dias 2 e 4 de agosto, o Campus Pimenta da Universidade Regional do Cariri (URCA), a feira destaca as produções criativas locais do território Cariri.

Feira de maio no largo da RFFSA

Feira de maio no largo da RFFSA

 

Para a organizadora Cleo do Vale, comprar de artesão ou produtor local significa valorizar e dar visibilizamos e produzimos com originalidade e nossa cara, como também, significa também valorizar e dar visibilidade para a nossa região do Cariri, se orgulhar, fortalecer a nossa identidade cultural. “Comprar de um  consumir produto criativo local é uma oportunidade para criar laço social com o criador, produtor, dispensando a figura do atravessador, que muitas vezes se caracteriza como explorador do trabalho criativo e artesanal”.

Ela pontua a necessidade de reverter a lógica do consumo desenfreado que observamos em objetos poucos duráveis e contribuir para cadeia produtiva mais saudável. “Quem compra pode também indicar o trabalho para outras pessoas dando o aval de qualidade e confiança, nós confiamos nas pessoas do nosso lugar e é ainda um dos primeiros passos para  de consumo consciente e menos agressivo, além de auxiliar no desenvolvimento da economia região, fortalecemos esse setor a partir do consumo desse produto local”, diz.

 

Deixe um comentário

Powered by keepvid themefull earn money