Cariri Educação Música Natureza Revista Charm

MAIS PERTO DO CÉU

Foto: Carlos Mariz

Espetáculo em Santana do Cariri envolve música e natureza

O sagrado já associava a chegada no paraíso ao som dos clarins e das trombetas. Seja no catolicismo ou na umbanda, a percepção destes instrumentos confirmam a conexão do homem com o divino.

Em Santana do Cariri não é diferente. Embora pequena, a cidade é reconhecida mundialmente pela exuberante natureza e pela preservação arqueológica. No local, encontra-se um dos geossítios do Geopark Araripe: o Pontal da Santa Cruz. É lá que é possível aproximar-se da imensidão celestial.

O Pontal fica a quase 800 metros de altitude em relação ao nível do mar e é um verdadeiro ponto estratégico para a veneração de toda a Chapada do Araripe. Desde o ano passado, a natureza recebe mais um elemento de contemplação. Aos finais de semana, os moradores e visitantes da pequena Santana apreciam o espetáculo intitulado Crepúsculo Musical.

O entardecer trata da iluminação do show. Quando os tons alaranjados tingem o céu, o saxofonista Gustavo Almeida inicia a fusão entre os elementos terrenos e divinos. A música tema do espetáculo é “A conquista do paraíso”, do compositor grego Vangelis. É nesta hora que o sol começa a se pôr e a plateia desfruta da parceria entre o homem e Deus.

Os idealizadores do projeto Professor Vicente e o Saxofonista Gustavo

Os idealizadores do projeto Professor Vicente e o Saxofonista Gustavo. Foto: Lucélia Muniz

Robervania Gomes é uma das admiradoras do projeto. Natural de Santana, há três anos ela foi morar em Resende, no Rio de Janeiro. Pela internet, conheceu o Crepúsculo e logo criou um grupo no facebook para reunir fotos e vídeos das apresentações. “Tenho vontade de voltar, de estar lá… Cada vez que vejo imagens do show, viajo no tempo e recordo as minhas raízes”, conta.

A iniciativa foi pensada pelo professor Vicente Paulo, que apesar de ser natural de Crato, é apaixonado por Santana. Gustavo, estudante de Música pela Universidade Federal do Cariri e natural do município, viu aí a oportunidade de usar do seu dom para abrilhantar ainda mais o local. “É gratificante ver nossos objetivos sendo cumpridos até mesmo antes do previsto. Sentir o apoio, a aceitação e o acolhimento do público nos faz crer que estamos caminhando bem”, avalia o saxofonista.

Os espetáculos são gratuitos e acontecem aos sábados e domingos, a partir das 17:00h. Para quem ficou interessado em assistir à apresentação e querendo saber mais da iniciativa, basta entrar em contato através dos telefones (88) 998064315 ou (88) 999558069.  Instagram: @crepusculomusical.

Foto Jenfte Alencar

Foto Jenfte Alencar

 

Por: Renata Linard

 

Deixe um comentário

Powered by keepvid themefull earn money