Cariri Educação

Pensando o território Cariri

20170407_104027

Com o objetivo de reunir trabalhos científicos e descobrir demandas para gestão da unidade de conservação da APA na Chapada do Araripe, entre os dias 2 e 4 de agosto, o Campus Pimenta da Universidade Regional do Cariri (URCA), está recebendo o II Seminário de Pesquisa APA Araripe. O evento comemora os 20 anos de criação da Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe e 10 anos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

De acordo com Flávia Domingos do ICMBio, o evento tem para além do objetivo de comemorar a passagem e reunir uma pequena mostra dos trabalhos científicos realizados aqui na região. “Nós recebemos mais de 100 trabalhos científicos, e aproximadamente 65 desses serão apresentados, 400 pessoas inscritas, vários palestrantes, diversos temas da gestão da APA relacionados a pesquisa”, diz ela. A organizadora destaca a necessidade de discutir as lacunas da pesquisa e  os pontos estratégicos dados de informações para gerir o território.

Durante o evento estará sendo realizada também a Feira Cariri Criativo, que para ela, é uma ótima parceria. “Estamos trazendo pesquisadores, estudantes, técnicos e profissionais para o evento e a feira traz questões de divulgações do artesanato, das questões sociais, da economia solidária, dos aspectos e dos elementos que estão junto com nossa proposta de desenvolvimento sustentável”, pontua Flávia dizendo que a economia solidária é um dos temas trabalhados na APA.

Pequi por Paulo Maier

Pequi por Paulo Maier

Unidades de conservação como espaços de pesquisa, ocupação da Chapada do Araripe com impactos ambientais e o panorama da pesquisa para conservação são um dos temas a serem discutidos no evento. “Estamos trabalhando na perspectiva de empoderar as populações e agregar valor”, termina.

Deixe um comentário

Powered by keepvid themefull earn money