Saúde

Posso fazer mamografia a cada 2 anos?

mamografia

por Felipe Feitosa

A resposta é NÃO!

Todos os dias mulheres chegam ao consultório queixando-se sobre a realização da mamografia e muitas perguntam se podem fazer este exame bianualmente.

Em 2014 foram divulgados nos meios de comunicação dados de um estudo canadense que não mostrava diferença na mortalidade por câncer de mama entre o grupo que fez e o que não fez mamografia anualmente. Este estudo teve grande repercussão na mídia e houveram diversas reportagens sobre ele,  inclusive ainda presentes na rede mundial de navegação. No entanto, existiam diversos erros estatísticos que o desacreditaram perante as sociedades médicas.

Em 2015 no mesmo Canadá, um outro estudo com cerca de 3 milhões de mulheres mostrou redução de 40% na mortalidade por câncer de mama entre mulheres doa 40 aos 79 anos, concordando com a maioria dos estudos internacionais sobre mortalidade e prevenção com mamografia.

Se dividirmos por faixa etária , a mamografia dos 40 aos 49 anos torna se importante pois os tumores nessa fase da vida são mais agressivos tornando o diagnóstico precoce um forte aliado. A partir dos 50 anos, os tumores malignos de mama encontram sua maior frequência. Portanto o exame é importante a partir dos 40 anos de idade.

Diante disso a SBM ( Sociedade Brasileira de Mastologia) recomenda a realização anual da mamografia. Lembrando que as pacientes  de alto risco poderão iniciar  este exame antes dos 40 anos. Converse com seu mastologista, ele é o especialista capaz de determinar seu risco para câncer de mama e decidir qual idade e melhor forma para preveni-lo.

Deixe um comentário

Powered by keepvid themefull earn money